Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Lançamento do livro “Coronéis e Empresários. Da Esperança da Transição Democrática à Catástrofe Neoliberal (1985-2002)” de Roberto S. Santos na UERJ.

Lançamento do livro “Coronéis e Empresários. Da Esperança da Transição Democrática à Catástrofe Neoliberal (1985-2002)” de Roberto S. Santos na UERJ.

O CEPPES convida a todos para o lançamento do livro Coronéis e Empresários. Da Esperança da Transição Democrática à Catástrofe Neoliberal (1985-2002)” de Roberto S. Santos*, no dia 22/09 às 18:30 na UERJ (9º andar, auditório 91).

“Coronéis e Empresários. Da Esperança da Transição Democrática à Catástrofe Neoliberal (1985-2002)” de Roberto Santana Santos aborda como o desejo de um Brasil mais justo e democrático com o fim da Ditadura se transformou em uma pesada realidade de miséria, desemprego e violência para o povo brasileiro ao longo dos últimos anos do século XX.

A partir dos pressupostos da teoria marxista da dependência e de uma crítica à noção de democracia imposta pelo pensamento conservador, Roberto Santana Santos realiza uma narrativa da história brasileira dos anos 1980 e 1990, destacando como o neoliberalismo solidificou sua hegemonia e limitou as conquistas populares de um período de grande efervescência política. O resultado foi o agravamento dos problemas socioeconômicos herdados dos anos de exceção e uma democracia truncada e seletiva.


 

O fim da Ditadura aparece como uma necessidade do grande capital nacional e internacional para a atualização da economia brasileira de forma subalterna aos novos ditames da globalização neoliberal. Momentos como o Colégio Eleitoral, a Assembleia Constituinte, as eleições presidenciais de 1989 e os governos subsequentes são apresentados como uma aguda luta de classes entre projetos políticos que pretendiam aprofundar ou refutar a dependência do país em um momento de reestruturação do sistema capitalista internacional.


A obra mescla o estudo profundo da história recente do Brasil, com a análise estrutural da condição dependente da economia do país. Mais do que isso, demonstra como o atual momento de nossa história, inaugurado em 1985, marca um recrudescimento da superexploração dos/das trabalhadores/as e renova o caráter periférico de nossa economia no cenário internacional.

O livro possui prólogo de Theotonio dos Santos (UFF/UERJ), apresentação de Lená Medeiros de Menezes (UERJ), orelha de Gilberto Felisberto Vasconcellos (UFJF) e quarta capa de Luiz Edmundo Tavares (UERJ), sendo editado pela Multifoco. 

Roberto Santana Santos é mestre em História Política pela UERJ e professor de História do Colégio Pedro II.

Esse é o primeiro livro do pesquisador, resultado da pesquisa que empreendeu na sua dissertação de mestrado. O livro será vendido por R$ 50,00.