Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Projetos

Projetos

Projetos do CEPPES
Pesquisa
Círculos de Leitura
Os Círculos de Leitura reúnem trabalhadores e estudantes para lerem em conjunto obras de interesse geral. O projeto começou com a leitura de títulos O Príncipe, de Maquiavel e História da Riqueza do Homem, de Leo Huberman, definidos a partir das experiências dos estudantes nos cursos de história e economia política realizados pelo CEPPES. Como desdobramento desta iniciativa, estabelecemos um novo programa de leitura, agora voltado para clássicos da literatura brasileira e universal.
Cine Manifesto
Confira as atividades do Cine Manifesto.
Leitura em movimento
Resumo: O projeto pretende contribuir junto a crianças e jovens de escolas públicas na reversão da tendência de afastamento da leitura de ficção à medida que o estudante muda de seguimento (fundamental I, II e médio), incentivando o hábito de ler por meio de rodas de leitura no contraturno das escolas. Os participantes da roda de leitura serão incentivados a produzirem pequenos textos que serão apresentados no segundo encontro com a participação da comunidade (responsáveis, irmãos, vizinhos etc.).
Vale a pena ouvir de novo
Resumo: Contação de histórias do acervo da Biblioteca Arlindo Pinho com estudantes do fundamental I, II e ensino médio com dois encontros duração de duas horas cada; no primeiro mês, contação ao vivo, seguido de reprodução de história gravada em podcast; no mês seguinte, nova edição aberta à comunidade (pais, responsáveis, irmãos, vizinhos) com a mesma metodologia da primeira, acrescida de pequenas histórias contadas pelas crianças e jovens.
Oficina Minuto Lumière
Resumo: A relação cinema e educação é tão antiga quanto sua invenção, pois o cinematógrafo foi visto inicialmente como um instrumento de investigação científica e meio de conhecimento da realidade. A Oficina Minuto Lumière realizada com crianças e jovens do fundamental I, II e ensino médio, promove a reinvenção do cinema no ato de refazer o gesto original dos irmãos Lumière. A exibição dos filmes será aberta à comunidade.