Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Sobre / Programa

Programa

Programa do CEPPES

 

O Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais – CEPPES tem como finalidade apoiar, subsidiar e promover as organizações operárias, populares, culturais e esportivas, através dos serviços de assessoria, formação, comunicação, intercâmbio cultural, projetos e pesquisas; que elevem a consciência e a preparação de suas lideranças e participantes até a conquista da cidadania plena.

I – Assessoria

O CEPPES, de acordo com suas áreas de atuação e departamento, prestará serviço de assessoria às organizações e movimentos operários (sindicatos, comissões de fábrica, associações profissionais, aposentados); movimentos sociais rurais (MST, trabalhadores rurais e outros), movimentos sociais urbanos (associações comunitárias de bairros e favelas, ecológicas, estudantis, mulheres, negros); cooperativas de trabalho, movimentos culturais (grupos teatrais, grupos musicais, grupos de dança, poetas, atores, cantores, compositores, bibliotecas); e esportivos (atletismo, futebol, esportes radicais, xadrez).

II - Departamentos:

a) Jurídico:

Defesa dos coletivos e indivíduos ante ao Estado ou instituições da sociedade civil que violem seus direitos básicos e específicos. Orientação das demandas judiciais e processos legais de interesse das organizações e movimentos operários, populares, culturais e esportivos. Assessoria na constituição e legalização de associações comunitárias, culturais, esportivas e demais sociedades afins.

b) Organização e métodos:

Auxílio à implementação de métodos de administração dos recursos materiais e humanos: os métodos de trabalho, organização funcional, informática, planejamento estratégico, metas, prioridades e ações flexíveis para atingir objetivos parciais ou gerais. Organização da burocracia: documentação legal. Finanças: organização contábil; orçamento e financiamento.

c) Comunicação:

Orientar os processos de comunicação das organizações populares, tanto ao nível interno (boletim, circulares, comunicados, jornais) como externo (campanhas publicitárias, jornal, boletins e comunicados). Desenvolver técnicas de redação, conteúdo e forma de exposição das demandas através dos métodos audiovisuais e telemáticos (cartazes, jornal, internet, rádio, cinema, vídeo); e pessoais (seminários, conferências e outros eventos). Auxiliar o desenvolvimento de layouts e designs.

d) Formação e capacitação:

Desenvolver cursos técnicos e teóricos para que as organizações e indivíduos possam desempenhar suas funções o mais plenamente possível. Cursos de capacitação técnica e profissional: administração, informática, digitação, redação, fotografia, oratória, teatro, dança e idiomas. Cursos de capacitação política: clássicos da literatura política; teoria sobre a sociedade e o Estado, História dos movimentos sociais, o papel do indivíduo na história (cidadania); a sociedade, classes sociais e partidos políticos; os sistemas sociais (Escravismo, Feudalismo, Capitalismo, Socialismo e Comunismo) e formas de governo (Ditadura, Democracia, Fascismo, Nazismo, Oligarquia, Tirania).

e) Cultura:

Estimular o surgimento, formação e o desenvolvimento de agentes culturais nas organizações operárias e populares; auxiliar e sugerir a promoção de eventos, como o INVER'ARTE, que revele a criatividade e imaginação popular e suas formas históricas de expressão artísticas. Incentivar e organizar bibliotecas populares, os grupos teatrais, musicais, esportistas. Promover e estimular eventos e atividades de intercâmbio cultural entre o Brasil e a América Latina, assim como também, com sua herança cultural africana e ibero-americana.

f) Projetos e Pesquisas:

Desenvolver projeto de criação da Universidade do Trabalho e de Centros de Cidadania; formação de agentes de saúde, cultural e líderes comunitários e operários. Desenvolver a Formação e a requalificação profissional. Cursos de alfabetização, teatro experimental, bibliotecas, grafite; jornal, rádio e televisão popular. Criar e desenvolver formas de economia solidária, cooperativas, associação e outras formas de finanças. A pesquisa atenderá as diversas demandas, seja relativa à opinião pública ou setorial, seja relativa a práticas sociais ou fenômenos históricos na política, economia, ou ainda meramente relativa à teoria e ciências naturais e sociais.

g) Intercâmbio Internacional

Promover o intercâmbio cultural, político e científico com entidades e instituições afins em outros países, em especial, da América Latina e África. Desenvolver projetos convênios e ações nas áreas de atividades comuns às entidades; trabalhar na constituição de uma rede de apoio às atividades do CEPPES no Brasil, buscando seu financiamento e solidariedade internacional; promover eventos de intercâmbio com as entidades internacionais. Promover eventos de integração cultural e amizade entre os povos (em especial, América Latina e África).

III – Prioridades:

a) Formalização integral dos seus Departamentos e a prestação dos seus serviços às organizações operárias e populares;

b) Publicar revista que seja porta-voz de sua proposta de trabalho, ideias, atividades e estudos, para toda sociedade;

c) Constituição da Universidade do Trabalho;

d) Desenvolver cursos de formação e capacitação política de lideranças;

e) Promover eventos de Integração Cultural e Amizade entre os Povos (em especial, América Latina e África);

f) Promover eventos culturais que estimulem sua criatividade e formas de expressão artísticas;

g) Desenvolver pesquisas de interesse geral sobre o papel da mídia na política nacional.