Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Projetos / Cine Manifesto / Cine Manifesto: Sessão em homenagem a Aluísio Azevedo com o filme "O Cortiço" (1978)

Cine Manifesto: Sessão em homenagem a Aluísio Azevedo com o filme "O Cortiço" (1978)

 Dia 6 de Junho o Cine Manifesto homenageia o autor Aluísio Azevedo com a adaptação de "O Cortiço".

"O Cortiço" (1978)


 
 
O filme narra a vida miserável dos habitantes do cortiço de João Romeu (Armando Bógus), português ambicioso que, no Rio de Janeiro do final da monarquia, amasia-se com uma escrava fugitiva para tomar conta da sua quitanda e das suas economias. Tentando enganar a ex-escrava, ele falsifica uma carta de alforria para que a ela tenha a ilusão de que é livre de fato, quando, na verdade, é totalmente escravizada por ele e tem que trabalhar horas seguidas e ainda entregar todo o dinheiro que consegue em suas mãos. Com o dinheiro conseguido, ele começa a construir o cortiço, num pequeno pedaço de terra que logrou comprar. Primeiro três casas, depois muitas outras, graças ao trabalho da ex-escrava, que, apaixonada, deixa-se explorar sem perceber que João está interessado apenas em seu dinheiro e em seu trabalho.
Com o sucesso da empreitada, João Romão prospera. Moradores não faltam para habitar seus cubículos e ele começa a juntar dinheiro, ambicionando um futuro igual ao do rico Miranda, seu vizinho (Maurício do Valle), homem de posses, porém, desprezado pela esposa por não ter nascido em berço de ouro. Com poder e prestígio, Miranda, um árduo defensor do Império, acaba por conseguir o título de Barão, despertando mais ainda a inveja de João Romão.

Direção: Francisco Ramalho Jr.

Elenco:
Armando Bógus...João Romão
Betty Faria...Rita Baiana
Mário Gomes
Maria Alves
Maurício do Valle

Duração: 110 minutos.

Ano: 1978. (Brasil)

No Ceppes 19h na Rua Regente Feijó, nº49, 2º andar, Centro, Rio de Janeiro-RJ.

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/530306417022140/?context=create#


PROGRAMAÇÃO DO SEMESTRE

CATASTROIKA, dia 3/5

O CORTIÇO, dia 6/7

O PREÇO DO AMANHÃ, dia 28/6