Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Revista / Versão impressa / Número 3 - Dezembro/Junho de 2009

Número 3 - Dezembro/Junho de 2009

A Crise do Capital e o Fim da Hegemonia Mundial dos EUA

O artigo aborda a crise financeira atual que ameaça jogar por terra a hegemonia mundial dos EUA e seu sistema imperial. Naturalmente, o império não cairá sozinho. O Brasil necessita urgentemente de um caminho alternativo para que o povo brasileiro não pague a conta das orgias dos banqueiros com o capital. O caminho é o de uma integração continental sob as bases distintas da doutrina neoliberal, que tenha como objetivo, além das trocas iguais das mercadorias, a demarcação de um cinturão de segurança alimentar proibido ao biodiesel, a defesa das reservas de água potável e a biodiversidade.

A Crise do Capital e o Fim da Hegemonia Mundial dos EUA - Leia mais…

Quarta Frota Avança sobre a América Latina

O artigo aborda a dependência dos norte-americanos em relação às matérias primas de países emergentes e o seu comprometimento político e econômico com as grandes industriais bélicas. O autor analisa particularmente as intervenções armadas, voltadas para controlar  riquezas econômicas estratégicas.

Quarta Frota Avança sobre a América Latina - Leia mais…

A Muralha Chinesa contra a Crise

Resumo O artigo aborda os impactos da atual crise capitalista na economia chinesa. De forma preliminar, analisa a inserção da China no mundo pós-retorno das crises cíclicas, voltando-se particularmente para a crise asiática de 1997 e o momento atual. O objetivo é identificar o papel do socialismo com as particularidades chinesas no enfrentamento das crises capitalistas.

A Muralha Chinesa contra a Crise - Leia mais…

A Crise do Capital e o Pensamento Latino-Americano

Resumo O artigo aborda o pensamento político na América Latina e suas implicações ideológicas, destacando sua contribuição original e revolucionária e a crítica às correntes conservadoras.

A Crise do Capital e o Pensamento Latino-Americano - Leia mais…

UERJ: uma nova perspectiva para o movimento estudantil como reflexo do ascenso da resistência da classe operária

Resumo Os autores avaliam o movimento de ocupação da Reitoria, traçando um paralelo entre a ascensão do movimento estudantil e a ascensão geral dos distúrbios e movimentos sociais.

UERJ: uma nova perspectiva para o movimento estudantil como reflexo do ascenso da resistência da classe operária - Leia mais…

Entrevista com Nilo Batista

Entrevista com Nilo Batista

Em uma tarde de quinta-feira, um carro parava a cada esquina de Santa Teresa para pedir informação aos moradores do bairro que é reduto cultural do Rio de Janeiro. Dentro do veículo, a equipe do CEPPES, em meio a um emaranhado de ruas quietas, tentava localizar o seu destino: a Rua Aprazível, onde se estabelece o escritório de um dos maiores juristas da atualidade, a quem entrevistaríamos. Em menos de dez minutos, após encontrarmos o endereço, já éramos recebidos carinhosamente por nosso entrevistado em uma confortável sala de reuniões. Esperávamos uma boa meia hora de respostas sobre sua vida e suas opiniões. Ainda não sabíamos que, após duas horas de entrevista, teríamos em mãos, em meio a revelações políticas bombásticas, uma profunda análise das mais relevantes questões do Direito, acompanhadas de uma sólida base histórica, de um homem que não tem medo de assumir suas convicções diante de temas como abolição da pena, comunismo e as FARC-EP, dentre outros que poderiam provocar respostas evasivas. Não dele. Apresentamos aos leitores, em sua marcante erudição e simplicidade, o Dr. Nilo Batista.

Entrevista com Nilo Batista - Leia mais…

IV Seminário Internacional de Luta contra o Neoliberalismo

Neste número, iniciamos a publicação de transcrições das mesas do IV Seminário, realizado em 22 e 23 de setembro de 2007, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e UFF (Universidade Federal Fluminense), Niterói.

IV Seminário Internacional de Luta contra o Neoliberalismo - Leia mais…

Doe agora

Para fazer uma doação pelo Pagseguro:

 

Ou deposite na nossa conta:

Banco do Brasil ag 1577-6 cc 136488-x

CNPJ 32.009.946/0001-05