Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Número 3

Editorial — por CEPPES — última modificação 03/05/2011 13:59
A Crise do Capital e o Fim da Hegemonia Mundial dos EUA — por CEPPES — última modificação 03/05/2011 13:59
O artigo aborda a crise financeira atual que ameaça jogar por terra a hegemonia mundial dos EUA e seu sistema imperial. Naturalmente, o império não cairá sozinho. O Brasil necessita urgentemente de um caminho alternativo para que o povo brasileiro não pague a conta das orgias dos banqueiros com o capital. O caminho é o de uma integração continental sob as bases distintas da doutrina neoliberal, que tenha como objetivo, além das trocas iguais das mercadorias, a demarcação de um cinturão de segurança alimentar proibido ao biodiesel, a defesa das reservas de água potável e a biodiversidade.
Quarta Frota Avança sobre a América Latina — por secretaria — última modificação 03/05/2011 13:59
O artigo aborda a dependência dos norte-americanos em relação às matérias primas de países emergentes e o seu comprometimento político e econômico com as grandes industriais bélicas. O autor analisa particularmente as intervenções armadas, voltadas para controlar  riquezas econômicas estratégicas.
A Muralha Chinesa contra a Crise — por secretaria — última modificação 03/05/2011 13:59
Resumo O artigo aborda os impactos da atual crise capitalista na economia chinesa. De forma preliminar, analisa a inserção da China no mundo pós-retorno das crises cíclicas, voltando-se particularmente para a crise asiática de 1997 e o momento atual. O objetivo é identificar o papel do socialismo com as particularidades chinesas no enfrentamento das crises capitalistas.
A Crise do Capital e o Pensamento Latino-Americano — por secretaria — última modificação 03/05/2011 14:00
Resumo O artigo aborda o pensamento político na América Latina e suas implicações ideológicas, destacando sua contribuição original e revolucionária e a crítica às correntes conservadoras.
UERJ: uma nova perspectiva para o movimento estudantil como reflexo do ascenso da resistência da classe operária — por secretaria — última modificação 03/05/2011 14:00
Resumo Os autores avaliam o movimento de ocupação da Reitoria, traçando um paralelo entre a ascensão do movimento estudantil e a ascensão geral dos distúrbios e movimentos sociais.
Direito Penal símbolo: a noção de bem jurídico como garantidora da ordem capitalista pelo Estado através do encarceramento e extermínio — por secretaria — última modificação 03/05/2011 14:01
Resumo Os subterfúgios utilizados pelo Estado capitalista para exercer sua dominação através do Direito Penal é o tema do artigo. O autor analisa uma das categorias fundamentais deste ramo, sobre a qual se sustenta grande parte do discurso estatal para justificar o aumento do encarceramento e do extermínio da classe operária e das pessoas que julga inúteis em sua ordem econômica
Entrevista com Nilo Batista — por secretaria — última modificação 03/05/2011 14:01
Em uma tarde de quinta-feira, um carro parava a cada esquina de Santa Teresa para pedir informação aos moradores do bairro que é reduto cultural do Rio de Janeiro. Dentro do veículo, a equipe do CEPPES, em meio a um emaranhado de ruas quietas, tentava localizar o seu destino: a Rua Aprazível, onde se estabelece o escritório de um dos maiores juristas da atualidade, a quem entrevistaríamos. Em menos de dez minutos, após encontrarmos o endereço, já éramos recebidos carinhosamente por nosso entrevistado em uma confortável sala de reuniões. Esperávamos uma boa meia hora de respostas sobre sua vida e suas opiniões. Ainda não sabíamos que, após duas horas de entrevista, teríamos em mãos, em meio a revelações políticas bombásticas, uma profunda análise das mais relevantes questões do Direito, acompanhadas de uma sólida base histórica, de um homem que não tem medo de assumir suas convicções diante de temas como abolição da pena, comunismo e as FARC-EP, dentre outros que poderiam provocar respostas evasivas. Não dele. Apresentamos aos leitores, em sua marcante erudição e simplicidade, o Dr. Nilo Batista.
IV Seminário Internacional de Luta contra o Neoliberalismo — por secretaria — última modificação 05/05/2011 15:06
Neste número, iniciamos a publicação de transcrições das mesas do IV Seminário, realizado em 22 e 23 de setembro de 2007, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e UFF (Universidade Federal Fluminense), Niterói.

Atualmente não existem itens nessa pasta.