Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / NOTA SOBRE A SITUAÇÃO DOS DESALOJADOS DA "FAVELA DA TELERJ"

NOTA SOBRE A SITUAÇÃO DOS DESALOJADOS DA "FAVELA DA TELERJ"

E a luta dos desalojados da “Favela da TELERJ" continuou nesta segunda-feira,14 de abril.

Após um violento despejo na sexta-feira passada,11 de abril, de mais de 5.000 pessoas do edifício da OI em Engenho Novo, ocupado desde 31 de março, muitas famílias se dirigiram para a frente da Prefeitura do Rio de Janeiro para exigir uma solução para a sua situação de moradia.

Famílias que perderam absolutamente tudo, com crianças e idosos, além de muitas mulheres grávidas, passaram as últimas três noites ao relento e debaixo de chuva, buscando eventualmente abrigo na passarela da Estação Cidade Nova, local onde estão aguardando uma solução da Prefeitura.

Hoje pela manhã os movimentos organizados que compõem a Ocupação convocaram um ato às 8h da manhã chamando o Prefeito para um diálogo efetivo e resolutivo sobre a sua situação futura, algo que já fora prometido.

A tropa de choque apareceu para impedir a manifestação e a chuva tornou a situação ainda mais precária.

Recusando a proposta de um cadastro feito individualmente pela Internet, os desalojados querem que o Prefeito Eduardo Paes assine um termo de responsabilidade e estipule um prazo para que as promessas sejam efetivamente cumpridas.

Segundo a coordenação da Ocupação são duas as exigências básicas:

1) Dar uma solução emergencial e imediata para as famílias que estão desabrigadas;

2) Consolidar uma agenda de reuniões entre Prefeitura e coordenação da Ocupação, para discutir e encaminhar a solução definitiva dos desabrigados, assim como a construção das moradias, precisando local e tempo de efetivação.

Notícias recentes anunciaram que a Tropa de Choque tentou retirar os desabrigados da passarela, afirmando que a permissão para sua permanência no local estava condicionada à que permanecessem em frente à Prefeitura. A Coordenação da Ocupação informou que não sairão do local.

 

Doe agora

Para fazer uma doação pelo Pagseguro:

 

Ou deposite na nossa conta:

Banco do Brasil ag 1577-6 cc 136488-x

CNPJ 32.009.946/0001-05

PCAC

Visite o canal do YouTube

do Painel Científico de Acompanhamento da Crise