Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Cursos / Imersão em Marx

Inscrição

Estão abertas as inscrições para o curso "Imersão em Marx"

IMERSÃO EM MARX

INTRODUÇÃO AO MARXISMO

Durante imersão de quatro dias,
aprenda as principais categorias e relações da teoria marxista lendo obras clássicas de Marx e Engels, incluindo O Capital, Livro I, completo!

O curso Imersão em Marx oferece aos participantes uma experiência de aprendizado diferenciada que permite, em um período curto, compreender as principais categorias e relações expostas pela teoria marxista. Para iniciantes, desperta o interesse por estudos mais aprofundados e dá ferramentas para dialogar, com maior propriedade, com outros autores e áreas do conhecimento dedicadas a pensar a superação da sociedade capitalista; além de constituir uma excelente opção de reciclagem para estudiosos experientes e familiarizados com esta teoria.

Tem como princípio a leitura de obras clássicas do marxismo para compreensão de seus pilares fundacionais. O primeiro módulo – Introdução ao Marxismo I – parte da contextualização e surgimento do Socialismo Científico com a leitura do texto Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico, de Friederich Engels, e das biografias de Karl Marx e Friederich Engels, escritas pelo líder revolucionário Vladimir Ilich Lênin. Depois, aborda o método de Marx através de diversos textos curtos deste autor, como passagens dos Grundrisse, a Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel e a Introdução à Crítica da Economia Política. Por último, será lido na íntegra o Livro I de O Capital, primeiro livro de três, onde sintetiza sua teoria sobre a relação capital e a sociedade assentada sobre ela.

O estudante desempenha papel ativo na apreensão do conteúdo na medida em que é convidado a apresentar a síntese das leituras em forma de seminário, acompanhado pelo professor que orienta e dimensiona o nível de compreensão, permitindo a construção coletiva do conhecimento.

Assim, a proposta pedagógica busca desenvolver e aprimorar três áreas essenciais ao ensino-aprendizado: (1) a cognição, ou capacidade de ler textos científicos e compreender suas principais ideias; (2) capacidade de elaborar uma síntese do que foi lido, associada ao ordenamento lógico e à escrita do que foi extraído da leitura; e (3) capacidade de oratória e apresentação em público.

O Módulo I tem duração de quatro dias e é oferecido em formato de imersão, que permite absorver melhor um grande volume de conteúdo teoricamente denso, ainda que em um primeiro contato. O dia começa com alongamento matinal, são oferecidas três refeições diárias e, na parte da noite, são exibidos filmes relacionados aos temas e autores estudados. Essa atividade noturna permite que a mente descanse e absorva o material, enquanto se instiga a reflexão através da sétima arte.

Este é o primeiro de sete módulos dedicados ao estudo do marxismo, desenvolvidos para que pessoas com qualquer nível de formação possam se apropriar da teoria crítica, a melhor ferramenta para entender a sociedade em que vivemos e transformá-la. É exigido um trabalho escrito ao final de cada módulo como requisito para sua conclusão. A participação em módulos mais avançados está condicionada à conclusão dos anteriores e o início das aulas está condicionado à formação de um grupo com quantidade mínima de 12 participantes.

As inscrições serão efetuadas através da página oficial do CEPPES (https://ceppes.org.br/cursos/imersao-em-marx), mediante preenchimento do formulário abaixo e pagamento da taxa de inscrição. Após o preenchimento, o participante será redirecionado para a página do PagSeguro, onde poderá realizar o pagamento.

O valor da inscrição é de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais).

O preço inclui alojamento por quatro dias, três refeições diárias e o material do curso; não inclui deslocamento até o local do curso.

Temos descontos para inscrição em grupo ou casos especiais. Nestas situações, por favor, entre em contato com o CEPPES no estado, através do e-mail cursosmg@ceppes.org.br ou pelo WhatsApp (31) 997664731, assim como para esclarecimento de dúvidas.

Inscreva-se:

. . -
-